Header Image

Aconteceu no FAS 2016

Confira tudo o que aconteceu na edição 2016

Fórum inédito no país reúne importantes personalidades da área da saúde

Realizado na última quarta-feira, o Fórum Atores da Saúde 2.0 contou com a participação de gestores de associações, profissionais da saúde, além de representantes do Conselho Nacional de Saúde

Maria Laura Carvalho Bicca, do Conselho Nacional de Saúde; Wellington Nogueira, fundador da ONG Doutores da Alegria e Gustavo San Martin, fundador da Amigos Múltiplos pela Esclerose e organizador do evento

Na última quarta-feira (07/12) em uma ação inédita a AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose, promoveu a primeira edição do Fórum Atores da Saúde 2.0 (FAS 2.0). O evento reuniu gestores de Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), profissionais da saúde, representantes de órgãos governamentais e da indústria farmacêutica.

O principal objetivo foi capacitar representantes de OSC’s da área de saúde, para que invistam na profissionalização da gestão de suas entidades preocupadas com a melhora da qualidade de vida de seus assistidos. Por meio de palestras e painéis, os participantes foram orientados quanto ao desenvolvimento de políticas públicas assertivas (Advocacy), empoderamento de seus pacientes (Awareness), fronteiras e possibilidades da pesquisa clínica em saúde no Brasil (Pesquisa Clínica) e sustentabilidade financeira (Captação de Recursos). “Quando fui diagnosticado com Esclerose Múltipla, percebi a carência de dados e informações não apenas sobre esclerose, mas sobre todas as doenças consideradas raras, que chegam a 8 mil tipos no mundo. Hoje o país conta com mais de 13 milhões de pessoas com doenças raras e é importante que as OSC’s estejam preparadas para atender esses pacientes da melhor forma possível. Ao criar esse evento, quis unir os representantes dessas associações e de órgãos governamentais para promover debates saudáveis sobre o assunto, além de capacitá-los”, comenta Gustavo San Matin, 30 anos, fundador da AME.

Entre os palestrantes, esteve presente Welligton Nogueira, fundador da organização Doutores da Alegria, que, com muito bom humor, falou sobre a história e o trabalho desenvolvido pela ONG. “Quando comecei esse trabalho em 1991 eu era uma ING (Individuo Não Governamental) o que facilitava muito as reuniões de ‘euquipe’, (rs), mas acredito que por menor que seja uma gota d’água no oceano, ela causa impacto. Hoje contamos com 724 iniciativas pelo Brasil”, disse Wellington.

“Com o sucesso deste evento, já estamos trabalhando para a produção da próxima edição e esperamos contar com mais participantes para contribuir com o empoderamento de pacientes em todo o país”, finaliza Gustavo.

Crédito: Eliana Cunha.

Sobre a AME

A AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose, nasceu do sonho de divulgar a Esclerose Múltipla e contribuir para a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. É uma Organização Sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com a missão de compartilhar informação de qualidade sobre a Esclerose Múltipla (EM) de forma gratuita e acessível, com uma linguagem simples e positivista. A AME acredita que a informação é o melhor remédio e somente o conhecimento fornece as ferramentas necessárias para adaptar a realidade de quem tem EM aos desafios da doença, para que os pacientes possam conquistar a tão sonhada qualidade de vida.

Fotos

Vídeos

EM BREVE

Matérias sobre o evento

Tv Brasil

Web

Midias Sociais